A origem da sapatilha

Sapatilha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sapatilha refere-se a um tipo de calçado, normalmente com sola de borracha, que pode ser utilizado para realizar a prática de desportos ou com uma utilização mais citadina ou casual. Sinónimo de "Ténis" (regionalismo). Mais conhecida hoje, por serem calçados femininos confortáveis. Por serem sem salto, trazem conforto e praticidade para o dia a dia. E pela elegância podem ser combinadas com looks mais sofisticados para momentos especiais. 1

Sapatilha tem origem na palavra sapato, [sapato + -ilha] (substantivo feminino) que ao longo dos anos tem evoluído com características cada vez mais específicas, conforme o tipo de desporto ou a fisionomia de quem o utiliza. Como exemplos temos:

  • Chuteira - quando se trata de futebol;
  • Sapatilha de ciclismo (Estrada ou BTT) - Calçado específico para uso em pedais clip-in (ou clipless).
  • Sabrinas - calçado flexível, macio e de sola fina, muitas vezes utilizado na actividade de dança ou ginástica;
  • Sapatilhas de ballet(balé) - semelhante às sabrinas mas com ponta rija e fitas/atacadores/atilhos
  • Sapatilha de escalada - utilizada para/por escaladores - possui uma sola de borracha muito aderente, visando maior destreza ao subir na rocha.

 

Sabrinas feminina.

  • ou sapato utilizado para praticar artes marciais como kung fu

Possíveis origens deste tipo de calçado:

O tipo de calçado confortável designado de "sapatilhas", poderá ter surgido em França , e alçadas ao mundo, quando a atriz Brigitte Bardot, encomendou à sua amiga e designer de acessórios para ballet, que criasse para ela, um sapato confortável nos moldes da sapatilha de ballet, mas que tivessem resistência para aguentar o dia a dia. As sapatilhas foram então largamente utilizadas por ela, inclusivé em filmes como E Deus Criou a Mulher. As sapatilhas foram também alavancadas como produto de consumo por outra atriz Audrey Hepburn, que utilizou sapatilhas no filme Cinderela em Paris. Desde então as sapatilhas por serem bonitas, leves e confortáveis nunca mais saíram de moda. As sapatilhas, que hoje podem ser sapatilhas de bico fino, sapatilhas de bico redondo, sapatilhas abertas, sapatilhas infantis, sapatilhas juvenis, etc. As sapatilhas são feitas de diversos materiais, como tecido, nobuck, e outros. As sapatilhas geralmente tem um solado de TR, que é antiderrapante, e modelos lindos e modernos.

Também pode significar:

  • Botão de couro colocado na ponta de uma espada, para evitar que ela fira alguém;
  • Peça de ferro com que os fulistas recalcam os chapéus para dar ao pêlo unidade e consistência.
  • Pequeno circulo, feito de espuma, que faz acomodação entre as chaves e o corpo de vários instrumentos de sopro. Como a flauta transversal e o saxofone.
Pague com
  • MercadoPago
  • PagSeguro
Selos

Raquel Vaccari - CPF: 356.511.848-21 © Todos os direitos reservados. 2017